Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
AcessibilidadeVer em LibrasCursor grandeEspaçar caracteresPausar animações

CONIGEPU instala lagoas para tratamento primário de chorume

  1. Inicial
  2. BlogCentral de ajudaContatoDocumentos públicosInformações geraisMapa do site
  3. Geral
  4. CONIGEPU instala lagoas para tratamento primário de chorume
🔀
Durante o mês de março, o Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública - CONIGEPU realizou a construção de três lagoas para o tratamento primário de chorume oriundo da nova célula de disposição final dos resíduos sólidos urbanos dos 12 municípios que compõem o consórcio. 
 
As respectivas lagoas tem por finalidade o armazenamento de todo chorume gerado com a decomposição dos rejeitos que serão acondicionados no novo aterro sanitário. Este líquido detém grande potencial de contaminação do solo, águas superficiais e subterrâneas, apresentando em sua composição metais pesados, tais como cromo, cobre, zinco, cadmio dentre outros elementos prejudiciais. 
 
A construção das lagoas atende ao projeto de Engenharia aprovada pelo Órgão Ambiental do Estado do Rio Grande do Sul, FEPAM, sendo a mesma impermeabilizada através de uma Geomembrana PEAD com espessura de 2 mm que reveste toda área das lagoas e do próprio aterro. 
 
Para o presidente, Claumir César de Oliveira, "esta é mais uma ação para contribuir com a preservação do meio ambiente e para a disposição final adequada de todos os resíduos recebidos no consórcio”.
 
O presidente ainda relata que o CONIGEPU está em busca de alternativas sustentáveis com projetos a curto, médio e longo prazo, as lagoas são uma etapa do processo, e uma estação de tratamento mais eficiente está em vista da gestão para melhoras os processos de tratamento.


ImprimirReportar erroTags:lagoas, tratamento, consórcio, está, presidente, grande e aterro217 palavras2 min. para ler

Compartilhar artigo: